Curso de Aperfeiçoamento

> PDGL – Programa de Desenvolvimento Gerencial de Líderes

EMENTÁRIO

CURSO – PDGL – Programa de Desenvolvimento Gerencial de Líderes

PROFESSOR (A): Marcelo Augusto Nascimento e Sara Bambirra

CARGA HORÁRIA TOTAL: 36 horas

 

APRESENTAÇÃO

Partindo do princípio de que a liderança é o principal vetor de desenvolvimento e de sustentabilidade de uma organização, fica evidente a necessidade de formar e desenvolver gerencialmente todo colaborador que exerce ou que pretende exercer um cargo de liderança.

Além de comunicar a todos os colaboradores o estado futuro desejado pela alta direção, cabe ao líder criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores sintam-se motivados para trabalhar no máximo de seu potencial. Além disso, o líder precisa se auto-conhecer, identificar seu estilo de liderança e perceber como esse estilo impacta no comportamento de sua equipe.

Tudo isso para garantir que a rotina esteja focada na obtenção dos resultados almejados, na otimização de recursos e no alinhamento dos processos à estratégia e objetivos da organização.

 

 

OBJETIVOS

  • Desenvolver habilidades de liderança para gerenciar equipes e melhorar os resultados da organização através do hábito de planejar, delegar e cobrar resultados;

  • Formar e desenvolver lideranças para atuar como facilitadores no gerenciamento das equipes e nas relações com terceiros e com o mercado;

  • Sensibilizar as lideranças para trabalhar sempre pautadas nos preceitos da Qualidade. Assim, aumentaremos as chances de sucesso no processo de criação e de manutenção do padrão estabelecido;

  • Levar as lideranças a identificar seus pontos fortes e fracos, bem como ajudá-las, através de ações do setor do departamento de gestão de pessoas, na elaboração do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.

  • Desenvolver uma cultura voltada para o Cliente; baseada nos quatro pilares do BSC – Balanced Scorecard;

  • Fortalecer o espírito de equipe.

 

 

PÚBLICO PREFERENCIAL

Profissionais que ocupam cargos de liderança ou que tenham a pretensão de ocupar.

 

 

METODOLOGIA DE ENSINO

O PDGL será ministrado em quatro meses, através de nove módulos quinzenais com carga horária de quatro horas cada. Serão 4 módulos comportamentais e 4 módulos gerenciais. O nono módulo se destina à apresentação dos projetos para a alta direção da organização e mensuração global dos resultados obtidos pelos participantes no tocante à execução das ações previstas em seus respectivos PDI’s – Programa de Desenvolvimento Individual. Na oportunidade os participantes serão estimulados a trocar experiências a respeito das conquistas obtidas e das dificuldades enfrentadas na obtenção dos resultados planejados no início do treinamento. 

 

A adoção da aprendizagem espaçada permite aos participantes assimilar as teorias, vivenciar a prática e fazer uma análise de suas ações ao final do programa e, posteriormente, com o acompanhamento do setor de gestão de pessoas. Poderão ser utilizados: Slides, apostila, exposições dialogadas, debates, filmes e jogos. As abordagens serão realizadas sempre de maneira dinâmica, com grande interação entre os presentes e o facilitador.

 

A ferramenta de assessement, Profiler Solides, será utilizada para identificar o perfil dos líderes e auxiliar no desenvolvimento comportamental ao longo do treinamento.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – MÓDULOS

 

Módulo 1 – Quem é o Líder? (Módulo Comportamental)

Professores Sara Bambirra e Marcelo Augusto Nascimento

  1. Auto-conhecimento

Ferramentas: Roda da Vita, SWOT Pessoal e Missão / Visão / Valores

  1. Mapeamento de Perfil Comportamental (Assessment)

  2. Feedback do Assessment - Profiler Solides

  3. Por quê mudar?

  4. Elaboração ao PDI inicial

 

Módulo 2 – Visão Sistêmica Organizacional (Módulo Gerencial)

Professor: Marcelo Augusto Nascimento

  1. As diferentes visões de mundo

  2. Conceito e Tipos de Sistemas

  3. Gestão da Mudança – Mundo VUCA, cenários, tendências, mudança e transição 

 

Módulo 3 – Pilares da Liderança (Módulo Comportamental)

Professora: Sara Bambirra

  1. O que é ser líder?

  2. Pilares da Liderança

  • Caráter

  • Competência

  • Relacionamento interpessoal

  • Habilidade para mudar

  • Foco em resultado

  1. Estilos de Liderança

  2. Líder Coach

 

Módulo 4 – Atendimento como ferramenta de fidelização de Clientes (Módulo Gerencial)

Professor: Marcelo Augusto Nascimento

  1. Cultura do Cliente

  2. Definindo atendimento com três palavras

  3. Necessidade x desejo x expectativas do Cliente

  4. Identificando os três principais Clientes de um serviço de saúde

  5. Como encantar nossos Clientes

 

Módulo 5 – Comunicação (Módulo Comportamental)

Professora: Sara Bambirra

1.Conceito de Comunicação

2. Processo de comunicação

3. Empatia

4. Tipos de Comunicação

5. Comunicação como base de relacionamentos

6. Comunicação verbal e não-verbal

7. Comunicação e construção de confiança

8. Feedback

 

Módulo 6 – Gestão de Processos (Módulo Gerencial)

Professor: Marcelo Augusto Nascimento

  1. Conceito e vantagens da gestão por processos

  2. Gestão de rotinas e de melhorias para gerar valor para os Clientes

  3. Mapas de processo e as cadeias cliente fornecedor – comunicação sistêmica e indicadores

  4. Mensuração e análise de indicadores – Gestão à Vista

 

Módulo 7 – Trabalho em Equipe (Módulo Comportamental)

Professora: Sara Bambirra

  1. Conceito de equipe

  2. Tipos de equipes

  3. Desenvolvimento de equipes

  4. Equipe de alta performance

  5. Gerenciamento e Liderança de Equipes

  6. Planejamento das atividades

  7. Delegar de forma eficaz

  8. Gestão de Conflitos

 

Módulo 8 – Planejamento Estratégico (Módulo Gerencial)

Professor: Marcelo Augusto Nascimento

  1. A importância do planejamento – noções e ferramentas de planejamento estratégico

  2. PDCA e BSC – Balanced Scorecard – aplicados ao planejamento

  3. Projetos estratégicos para fidelização de Clientes alvo em serviços de saúde

 

Módulo 9 – World Café (Módulo Final)

Professores: Sara Bambirra e Marcelo Augusto Nascimento

Neste módulo, com base nos resultados do Profiler Sólides, realizado no início do treinamento, os participantes farão uma comparação entre o planejado e o executado, compartilhando com os colegas as facilidades e desafios encontrados na execução do PDI – programa de desenvolvimento individual.

 

  1. Orientações finais para metas de médio e longo prazos através do PDI;

  2. Orientações para elaboração de projetos pessoais, destacando o objetivo, a relevância, custos, prazos, resultados esperados, indicadores.

  3. Sugestão de indicadores de sucesso pessoal.

 

A técnica do world café é ideal para levar os participantes a refletir sobre as necessidades de melhorias, possíveis obstáculos, desafios, gargalos do dia a dia do desenvolvimento pessoal, bem como destacar a necessidade do senso de urgência no tocante à busca e implementação das possíveis soluções.

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