Curso de Aperfeiçoamento
> Media Training
EMENTÁRIO
1 – Unidade e Instituições Responsáveis
Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios
2 – Curso
Media Training – Apresente-se bem: imprensa e novas mídias
3 – Autor do Projeto
Maria Helena Dias é bacharela em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), jornalista, editora e revisora; pós-graduada em Administração em Marketing com Master Business Administration (MBA) pelo Instituo Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), com vários cursos de especialização e técnicos nas áreas de comunicação e marketing; assessora e consultora de comunicação, com atendimento a empresas de diversos segmentos em várias capitais do país; empresária, diretora da MHD Comunicação desde o ano 2000; responsável por palestras, workshops, cursos e treinamentos nos mais variados campos da comunicação. Atua com assessoria de imprensa, gerenciamento, planejamento e execução de processos de comunicação há cerca de 30 anos.
Sempre transitou com familiaridade pelas agências de publicidade e principais veículos das mídias de TV, rádio, jornais e revistas. Antes de fundar a sua MHD Comunicação, teve presença destacada em várias agências e veículos de comunicação. Foi revisora, repórter especial e editora Agronegócios, Negócios e Marketing no Jornal Diário do Comércio; repórter e editora na Rádio Alvorada FM, repórter e editora de Agronegócio no Jornal Hoje em Dia e na Revista Força do Campo, repórter, produtora e editora da Revista Minas em Cena. Gerenciou equipes de comunicação e marketing de grandes empresas, entre elas a Belgo Mineira Sistemas (BMS) – Grupo Arcelor Mittal.
A MHD Comunicação, que integra um time de profissionais multidisciplinar – jornalistas, relações públicas, publicitários, web designer, designer - foi fundada há quase 20 anos, sendo responsável pelo atendimento a médias e grandes empresas. Entre os clientes que já foram atendidos ou fazem parte do portfólio da MHD Comunicação estão Seguros Unimed (SP); o Plano de Previdência da Ordem dos Advogados do Brasil (OABPrev), com atuação em 10 estados e no Distrito Federal; Tintas Suvinil (Basf - SP); Embrapa Florestas; Copasa - MG; Cemig; Brasil Brokers; Mod Line; Chevrolet Hall; Grupo Super Nosso e Apoio Mineiro; Abrasel Nacional e Abrasel-MG; Choperia Albanos; Restaurante Haus Munchen; Restaurante Chez Bastião; Restaurante Maria das Tranças; Huawen; Bienal do Automóvel; Cineart Multiplex; as 10 empresas do Grupo Meet de Investimentos (incluindo o Porcão BH); Academia Sport Fitness; Tutti Veículos; Arquitetura Oscar Ferreira; Central do Estudante; Instituto CeasaMinas; MG Marketing – Feira Mineira de Móveis, Feira do Bebê, Expocasório; Rio Rancho Mármores e Granitos; Yoggi; Yplan – Construção e Incorporação Ltda; Valence Veículos; Avimig, Abap, AMP e Sinapro-MG, entre outros.
Atualmente, Maria Helena Dias faz palestras e ministra cursos, treinamentos, workshops sobre “Comunicação Estratégica - Planejamento Integrado”; “Marketing Pessoal”; Atendimento Eficaz – O corpo fala”; “Integração e Motivação de Equipes”, “Media Training” e “Oratória – Como falar em público”. A consultora faz parte do corpo docente da Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios.
Na lista dos reconhecimentos recebidos pela MHD Comunicação está o Prêmio Top de Marketing 2010, conferido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB – MG) e entregue em solenidade na Cidade Administrativa.
B – CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
1 – Duração
Carga horária 8 horas.
2 – Modalidade
Presencial.
C – PÚBLICO-ALVO
Gestores, presidentes e diretores de empresas; líderes, gerentes e coordenadores e representantes de empresas; consultores, corretores e vendedores; profissionais liberais das mais diversas áreas; ocupantes de cargos públicos e demais profissionais interessados em melhorar o seu desempenho e se apresentarem bem na mídia tradicional e nas novas mídias.
D – NÚMERO DE VAGAS
25
E – INSCRIÇÕES
1 – Requisitos
Ter no mínimo 18 anos.
Ser portador de diploma de curso técnico (2º grau).
2 – Instalações, Equipamentos e Recursos Tecnológicos
O curso será realizado nas dependências físicas da Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios, em Belo Horizonte (MG), que conta com: salas de aula e itens de audiovisual.
F – OBJETIVOS
1 – Objetivo Geral
Capacitar os participantes para se comunicarem bem e com firmeza perante a opinião pública, especialmente por meio da mídia tradicional e das novas mídias, passado pela Media Training Crise; Social Media Training e pelo Speaker Training; aprimorar habilidades voltadas para o desempenho em apresentações, discursos, debates, entrevistas, como postura corporal, vestuário e voz; esclarecer sobre como é o funcionamento da imprensa de modo geral, bem como o trabalho do jornalista nos diversos veículos de comunicação, para ampliar as oportunidades de exposição pessoal e empresarial, tanto para o aumento de resultados comerciais como para a melhoria dos relacionamentos interpessoais.
2 – Objetivos Específicos
a) Aprimorar as técnicas de como falar com a opinião pública por meio da mídia, seja ela tradicional – TVs, rádio, jornais e revistas -, ou digital – web, redes sociais;
b) Conhecer o funcionamento dos veículos de comunicação, bem como tudo que se refere às mídias em geral e às novas mídias;
c) Ter mais confiança no poder da fala, melhorar a imagem pessoal, institucional e corporativa para ampliar resultados.
G – ESTRUTURA DO PROGRAMA
Módulo I
- Princípios da Comunicação
- Conhecendo a mídia tradicional
- As novas mídias – Speaker Training
- O mercado mudou, e também o relacionamento das empresas com a mídia
- Objetivos da comunicação com a imprensa
- Assessoria de Imprensa
- Pelo que a imprensa se interessa
- A vez dos digitais influencers
- Vantagens de uma comunicação bem-sucedida
- O press release/pauta e sua distribuição
- Cuidados com as fotografias
- Media Training Crise – O que fazer
- Parte prática - Dinâmica
- Módulo II
- Saiba receber o jornalista em sua empresa
- Termos e estrangeirismos utilizados na comunicação
- Como se preparar para uma entrevista: ‘ao vivo’ e em estúdio
- Relacionamento com a imprensa: erros e acertos
- O fator tempo: diferente para cada veículo
- Social Media Training - Postura e expressão ao falar com a imprensa e outros públicos
- Apresente-se bem na TV
- Parte prática: exercícios e simulações de entrevistas
- Encerramento
H – PROPOSTA METODOLÓGICA
O curso será ministrado na modalidade presencial, usando metodologia de ensino da própria jornalista e consultora, contemplando as mais variadas necessidades de quem precisa lidar com a opinião pública, seja pela mídia tradicional ou digital, tratando especialmente a imprensa, por meio de entrevistas ‘ao vivo’ ou em estúdio, atendimento a equipes de reportagem para gravação, entrevistas coletivas ou que tenha a responsabilidade de produzir e divulgar conteúdos para a sociedade. Faz parte da metodologia aulas expositivas, com apresentação de vídeos e realização de dinâmicas, abordagem de casos, estudos comparados e análise de experiências exitosas, visando estimular a reflexão sobre a importância de se empregar as ferramentas de comunicação com a mídia para ampliar os resultados, tanto pessoais quanto empresariais.