> Interesses Imobiliários – Tributação

3 – Autor do Projeto

• Contador, Auditor e Advogado

• Diretor da Antunes Contábil Ltda e Antunes & Diniz Advocacia

• Contador de diversas empresas do setor imobiliário e outras áreas

• Consultor sobre tributação em atividade imobiliária e Declaração de IRPF

• Palestrante em cursos diversos junto ao CRECI, CMI, Faculdades e empresas, sobre Tributação na atividade imobiliária

B – CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

1 – Duração

Carga horária 8 horas.

2 – Modalidade

C – PÚBLICO-ALVO

Empresários, construtores, engenheiros, arquitetos, advogados, corretores de imóveis e demais profissionais do mercado imobiliário interessados em adquirir informações sob uma nova visão em alguns aspectos tributários que envolvem a atividade imobiliária.

D – NÚMERO DE VAGAS

50 alunos por turma*

*A Britto Escola Técnica reserva-se o direito de iniciar o curso somente quando esse número estiver integralizado.

E – INSCRIÇÕES

F – INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS

O curso será realizado nas dependências físicas da Britto Escola Técnica, em Belo Horizonte (MG), que conta com: salas de aula e itens de audiovisual.

G – OBJETIVOS

1 – Objetivo Geral

Os temas que compõem o programa de abordagem, tem por objetivo levar aos alunos conhecimento sobre aspectos tributários e soluções legais no trato de diversas situações para os atores das operações imobiliárias: vendedores, compradores, corretores, locadores, locatários, administradores de imóveis e demais profissionais envolvidos.

A experiência factica do professor com diversas empresas imobiliárias, possibilitou adquiri e desenvolver expertises no trato de questões muitas vezes ignorados pelos contadores e advogados, por não se especializarem na matéria. Ou se especializam, não deram a devida atenção para alguns aspectos práticos e eficazes, trazendo economia tributário e/ou tratando adequadamente os assuntos de interesse.

2 – Objetivos Específicos

Estimular e ofertar aos alunos conhecimento sobre soluções tributárias legais que envolvem diversas aspectos da atividade imobiliária, buscando o melhor resultado financeiro.

H – ESTRUTURA DO PROGRAMA

1 - O poder de fiscalização da Receita Federal do Brasil

2. - Ganho de Capital e a incidência de IR sobre a venda de Imóveis

3. - DIMOB e suas implicações tributárias

4. - Arrendamento Mercantil ou Comodato de imóveis

5. - Empresa patrimonial imobiliária

6. - Sociedade em Conta de Participação – SCP

7. - Sociedade de Propósito Específico – SPE

I – PROPOSTA METODOLÓGICA

O curso será ministrado na modalidade presencial incluindo a concessão de material impresso cumulado com apresentação de vídeos correlatos. A metodologia de ensino untilizada será na forma de aula expositiva com foco no cotidiano do profissional do mercado imobiliário, sendo realizada ainda uma abordagem jurídico-sociológica de cases de sucesso bem como uma análise jurídica de experiencias negativas do mercado bem comoo de jurisprudências correlatas, tudo visando estimular a percepção e a reflexão dos participantes e norteá-los no crescimento profissional bemo como no sucesso do empreendimento.