> Formação de Auditor Líder de Sistema de Gestão da Qualidade

O objetivo desse Curso é propiciar aos participantes o conhecimento e a habilidade para liderar auditorias de primeira, segunda e terceira parte de sistemas de gestão da qualidade, que atendem aos critérios da ISO 9001 de acordo com a ISO 17021 e ISO 19011.

O GLOBAL é uma entidade certificadora de pessoas e os cursos do IRCA fazem parte da estrutura. É por isso que o Acordo menciona as atividades de certificação de pessoas de forma mais ampla.

O Acordo indica que os cursos serão promovidos por Centros de Competência. Você como Instrutora terá acesso a toda a documentação confidencial do IRCA e do GLOBAL, como Exames, conteúdo do curso, slides e critérios de avaliação dos Candidatos, por exemplo.

Você terá toda a liberdade para promover os cursos junto com a SAS ou com outras instituições. O acerto financeiro para sua remuneração deve ser com a instituição que está promovendo o curso, que pode ser sua própria empresa de consultoria ou outra instituição parceira sua.

O GLOBAL cobra 20% do faturamento do curso, deixando 80% para quem promove. Não existe um valor pré-fixado por aluno mas a referência tem sido em torno de R$2.400. O numero mínimo de participantes é 4 e o máximo, para um Instrutor são 10 alunos.

Objetivo do Curso

O Programa do Curso atende ao Programa de Certificação PC01-01 do GLOBAL, em conformidade com a norma ISO 17024, e cumpre os requisitos do IRCA para cursos registrados.

O Curso de Auditor Líder de Sistema de Gestão da Qualidade é o Exame requerido pelo GLOBAL como parte do processo de Certificação de Pessoas nessa Qualificação.

Conhecimento Prévio

Os participantes do Curso de Auditor Líder de Sistema de Gestão da Qualidade devem demonstrar conhecimento prévio nos seguintes itens:

• Sistema de Gestão o Ciclo PDCA

• Elementos centrais que compõem um sistema de gestão e a inter-relação entre Alta Administração, responsabilidade, política, objetivos, planejamento, implementação, medição, avaliação e melhoria contínua.

• Gestão da Qualidade
    Os Sete Princípios da Gestão da Qualidade, conforme indicado na ISO 9000:2015.
    Relação entre Gestão da Qualidade e Satisfação do Cliente

• ISO 9001:2015

• Requisitos da ISO 9001:2015.
    Termos e definições da Gestão da Qualidade, conforme ISO 9000:2015.

É aconselhável que o participante tenha experiência prévia em atividades de auditoria.

▪     Introdução
▪     Sistema de Gestão e Plano Estratégico
▪     Fundamentos da ISO 9000:2000 e Requisitos da ISO 9001:2015
▪     O Processo de Certificação
▪     Auditoria como ferramenta para Avaliação
▪     Situações de Auditoria
▪     O Processo da Auditoria da ISO 9001:2015
▪     A Auditoria Simulada
▪     Exame final (Qualificação)

Metodologia

O Curso é desenhado para treinar efetivamente os participantes para que possam desenvolver o conhecimento e as habilidades necessárias para atuar como Auditor Líder de Sistema de Gestão da Qualidade e para avaliar individualmente cada participante quanto ao atingimento efetivo desse objetivo. O conceito utilizado é do “Aprendizado Acelerado”, com grande ênfase em “aprender fazendo” e “aprender compartilhando” em contrapartida a “aprender ouvindo”. O participante interage com o conteúdo pela leitura, discussão, apresentação de conteúdos e de experiências prévias, atividades individuais e em grupo, compondo diferentes papéis na equipe auditora. O Examinador orienta o participante e a equipe auditora e avalia o desenvolvimento individual quanto ao conhecimento e habilidades adquiridas.

Instrutora:

Sônia Evaristo de Souza