Curso de Aperfeiçoamento
> Desenvolvimento de Líderes e Gestão de Equipes
Desenvolver competências necessárias à liderança de pessoas e equipes, assegurando um clima organizacional propício à prestação de um serviço focado nas necessidades do Cliente e na qualidade.
EMENTÁRIO
A – IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA
1 – Unidade e Instituição Responsável
Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios
2 – Curso
Desenvolvimento de Líderes e Gestão de Equipes
Autor do Projeto
Prof. Marcelo Augusto Nascimento
– Executivo com 28 anos de vivência na gestão de organizações
– Consultor em gestão, planejamento estratégico, processos e liderança
– Sócio diretor da MA&V Projetos, consultoria e treinamento
– Especialista em Gestão de Negócios – IBMEC, Pedagogia Empresarial – CEPEMG e Administração Hospitalar – Centro Universitário São Camilo
– Professor da Escola Técnica Britto, no curso Técnico em Transações Imobiliárias – TTI
– Professor da UNA, Pitágoras, São Camilo nos MBA’s Auditoria e Gestão da Qualidade Aplicadas a organizações de Saúde e Administração Hospitalar
– Facilitador em cursos, palestras, treinamentos e conferências sobre gestão, atendimento, gestão da mudança, planejamento estratégico
CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
Duração
Carga horária: 16 horas.
Modalidade
Presencial.
PÚBLICO-ALVO
Colaboradores que ocupam cargos de liderança e os que almejam assumir posições de líderes e/ou melhorar sua performance enquanto gestores de pessoas, equipes e de processos. Demais colaboradores cujo perfil chama a atenção das lideranças e/ou do setor de RH., em relação ao processo sucessório.
NÚMERO DE VAGAS
Vinte e cinco alunos por turma*
*A Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios reserva-se o direito de confirmar a realização do curso somente quando esse número estiver integralizado.
INSCRIÇÕES
Requisitos
Ter no mínimo 18 anos.
INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS
O curso vai ser realizado nas dependências da Escola Técnica Britto, em Belo Horizonte/MG, que conta com: salas de aula e itens de audiovisual.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Desenvolver competências necessárias à liderança de pessoas e equipes, assegurando um clima organizacional propício à prestação de um serviço focado nas necessidades do Cliente e na qualidade.
Objetivos Específicos
– Analisar alguns mitos pertinentes à liderança
– Evidenciar para os participantes o papel e o impacto de cada tipo de líder nos resultados das organizações
– Apresentar ferramentas de gestão capazes de ajudar o líder na execução da estratégia estabelecida pela alta direção
ESTRUTURA DO PROGRAMA
– Conceitos e estilos de liderança;
– Liderança e comunicação;
– As 10 principais características de um Líder;
– Os 10 erros mais comuns da Liderança;
– BSC – Balanced Scorecard e Liderança – O papel do líder na obtenção de Resultados Estratégicos;
– Liderança e Gestão de Processos com foco na Qualidade;
– Liderança e Motivação – O Papel do Líder;
– Liderança e Gestão da Mudança;
– PDI – Programa de Desenvolvimento Individual;
– Relação entre Perfil da Liderança, Turn Over e Absenteísmo;
– Feedback e Gestão de Conflitos;
– Teste da Liderança;
– Teste de Flexibilidade para Mudança;
– Teste da Cultura Organizacional.
PROPOSTA METODOLÓGICA
Curso ministrado na modalidade presencial, através de exposições dialogadas, estimulando a troca de experiências entre os presentes e o facilitador. Poderão ser utilizados: Exercícios práticos e teóricos, estudos de caso, filmes, slides, dinâmica de grupo, música e exemplos de sucesso de outras organizações.
Após um exercício de autoconhecimento, os participantes serão orientados a elaborar um PDI – Programa de Desenvolvimento Individual.