Curso de Aperfeiçoamento

1 – Unidade e Instituições Responsáveis

Britto Escola Técnica

2 – Curso

Capacitação e Treinamento de Segurança no trabalho em altura NR-35.

3 – Autor do Projeto

Nilson Teixeira tem 29 anos, natural de São Paulo, Bacharel em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Salgado Filho – UNIVERSO, Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Qualidade pelo Centro Universitário Candido Mendes; Procuro estar sempre atualizado no âmbito do setor de Segurança do trabalho, gestão da qualidade, avanço tecnológico e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.

Tem um percurso profissional de oito anos como instrutor de capacitação em segurança do trabalho para empresas de todo território nacional.

B – CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

1 – Duração

Carga horária 08 horas

2 – Modalidade

Presencial.

C – PÚBLICO-ALVO

Todos as colaboradores que interajam de forma direta com atividade em altura.

D – NÚMERO DE VAGAS

15 alunos por turma*

*A Britto Escola Técnica reserva-se o direito de iniciar o curso somente quando esse número estiver integralizado.

E – INSCRIÇÕES

1 – Requisitos

Ter no mínimo 18 anos.

2 – Instalações, Equipamentos e Recursos Tecnológicos

O curso será realizado nas dependências físicas da Britto Escola Técnica ou nas independências das empresas, em Belo Horizonte (MG), que conta com: salas de aula e itens de audiovisual.

F – OBJETIVOS

1 – Objetivo Geral

Orientar os profissionais sobre os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

2 – Objetivos Específicos

1. Preparar profissionais para trabalhar com segurança nos mais diversos senários e atividades em espaços confinados.

G – ESTRUTURA DO PROGRAMA

CURSO TRABALHADOR AUTORIZADO E VIGIA E SUPERVISOR DE ENTRADA– SEGURANÇA NO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

I - Para os TRABALHADORES AUTORIZADOS E VIGIAS: carga horária mínima – 16h

Programação Mínima:

a) Definições;

b) Reconhecimento, avaliação e controle de riscos;

c) Funcionamento de equipamentos utilizados;

d) Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho; e

e) Noções de resgate e primeiros socorros.

II - Para os SUPERVISORES DE ENTRADA: carga horária mínima – 40h

a) Identificação dos espaços confinados;

b) Critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos;

c) Conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados;

d) Legislação de segurança e saúde no trabalho;

e) Programa de proteção respiratória;

f) Área classificada; e

g) Operações de salvamento

H – PROPOSTA METODOLÓGICA

O curso será ministrado na modalidade presencial, tendo como referencial teórico-metodológico, o método sócio intencional para permitir o intercâmbio entre os vários campos do saber. A metodologia de ensino utilizada será de aulas expositivas, serão realizadas ainda, abordagem de casos, estudos comparados e análise de experiências exitosas, visando estimular a reflexão e o espírito crítico analítico dos participantes com relação ao trabalho em espaço confinado.

MAIS INFORMAÇÕES