>  Solidity - Do Zero a Prova

Solidity - Do zero a prova

CURSO COM 4 HORAS AULA

O curso na modalidade workshop objetiva qualificar os participantes a analisar propostas de implementação de tecnologias descentralizadas como a blockchain ethereum, codificar contratos inteligentes e realizar as implementações. Solidity é a linguagem de programação de smart contracts do ethereum que também é utilizada em outras redes blockchain como o Hyperledger, Tron dentre outras.

3 – Autores do Projeto

Leonardo Bonetti - Cientista da computação que realiza trabalhos com foco em tecnologias descentralizadas e redes neurais para soluções em inteligência artificial. Professor no MBA em blockchain do IGTI, lecionando a disciplina de Ethereum - Web 3.0. Desenvolvedor atuando principalmente na criação de sistemas para o mercado financeiro, participando ativamente de projetos open-source e sempre compartilhando seus aprendizados de maneira gratuita pela plataforma Medium.

Rodrigo Ferreira - Doutor em ciência da computação pela Yale University, Rodrigo é um entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tem interesse em diversos aspectos da tecnologia descentralizada, desde a implementação dos algoritmos criptográficos e de consenso à programação de Dapps. Desenvolvedor open-source e autor da carteira multi-moeda não-custodiada Cashu (https://cashu.cc/).

Workshop Presencial.

Desenvolvedores, empreendedores, entusiastas de tecnologias blockchain.

25 - Vinte e cinco alunos por turma*

F – OBJETIVOS

Compreender e aplicar os conhecimentos em blockchain, aplicações descentralizadas e solidity.

1. Compreender o que é uma aplicação descentralizada.

2. Compreender o funcionamento da EVM e Solidity.

3. Criar aplicações descentralizadas para fixar os conhecimentos.

G – ESTRUTURA DO PROGRAMA

Módulo 1 - Introdução a sistemas descentralizados

Unidade 1: O que é solidity e EVM.

Unidade 2: Como se comportam os Dapps.

Unidade 3: Como criar Dapps (Apresentação aos compiladores Solidity).

Módulo 2 - Sistema de gerenciamento simples

Unidade 1: Como estruturar dados em Dapps.

Unidade 2: Como registrar e trabalhar com dados em bancos descentralizados.

Unidade 3: Implementação de um sistema para gestão de entradas e saídas de estacionamentos.

Módulo 3 - Tokens

Unidade 1: O que é um token.

Unidade 2: Ethereum Request for Comments - 20.

Unidade 3: Criação do token ERC-20.

Módulo 4 - Estudo de caso

Unidade 1: Análise de caso proposto pelos participantes.

Unidade 2: Implementação do caso.

Módulo 5- Provas de conhecimento-zero (Zero knowledge proofs)

Unidade 1: O que são provas de conhecimento-zero.

Unidade 2: Introdução à criptografia de conhecimento-zero com zkSNARKS.

Unidade 3: Extensão do token ERC-20 para suporte a transações blindadas.

Módulo 6-Tecnologias complementares.

Unidade 1: Apresentações a tecnologias complementares (Web3, Metamask, truffle, zokrates).

H – PROPOSTA METODOLÓGICA

O curso será ministrado na modalidade presencial, tendo como referencial teórico-metodológico, o método sócio intencional para permitir o intercâmbio entre os vários campos do saber. A metodologia de ensino utilizada será de aulas expositivas, serão realizadas ainda, abordagem de casos, estudos comparados e análise de experiências exitosas, visando estimular a reflexão e o espírito crítico-analítico dos participantes.