> Gestão de Contratadas na Indústria da Construção Civil

Principais documentos de Saúde e Segurança do Trabalho para uma Gestão básica de Contratadas na Construção Civil.

Ementário

A - Autor do Projeto

Amanda Muniz, professora, palestrante e consultora de Saúde e Segurança do Trabalho. Engenheira Civil formada pela Centro Universitário de Belo Horizonte, atua a mais de 6 anos no mercado da Construção Civil, pós- graduada em Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalho no mesmo Centro Universitário no qual também é professora na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Proprietária da Frade Muniz Gestão Ocupacional que atua na gestão, treinamentos e consultorias para empresa de médio e pequeno porte. Colunista do programete semanal intitulado Trabalho Seguro na Rádio Online 3vl. Autora do projeto social como o Vida&Corrida que visa levar saúde e segurança do trabalho aos trabalhadores do Municipio de Ibirité através da pratica de atividade fisica regular.

B - CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

Carga horária 1 hora.

Estudo a distância.

Empresários, construtores, engenheiros, técnicos de segurança do trabalho e demais profissionais do setor de segurança do trabalho.

50 alunos por turma*

*A Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios reserva-se o direito de iniciar o curso somente quando esse número estiver integralizado.

A demanda de terceirização de serviços dentro da Indústria da Construção Civil tem aumentado cada vez mais e juntamente com isso os desafios na gestão de SST. O objetivo do curso é viabilizar a gestão das contratadas de modo a garantir a saúde e integridade dos trabalhadores.

A proposta do Curso de “Gestão de Contratadas na Indústria da Construção Civil” é capacitar o construtor, construtoras, gestores de obras e/ou equipe técnica de SST para trabalhar de forma efetiva junto as contratadas dimunuindo os riscos na execução de suas atividades.

Capacitar o participante para gerir as contratadas no setor da Industria da Construção Civil, propiciando aos alunos todas as condições necessárias para a correta utilização dos programas de gestão no dia a dia em obra de modo a atuar de maneira preventiva quanto a SST.

H – ESTRUTURA DO PROGRAMA

1 – Introdução a Gestão de SST

2 – Gestão de Contratadas na Indústria da Construção Civil

2.1 Documentação da Empresa

2.1.1 Documentos básicos

2.1.2 PGR/PPRA

2.1.3 PCMSO – Programa de controle Médico da Saúde Ocupacional

2.1.4 CIPA

2.2 Documentação dos Funcionários

2.2.1 Documentos básicos,

2.2.2 ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

2.3 Treinamentos

2.3.1 Norma Regulamentara n°18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção;

2.3.2 Norma Regulamentadora n°33 – Segurança e Saúde nos trabalhos em espaço confinados;

2.3.3 Norma Regulamentadora n° 35 – Trabalho em Altura;

2.3.4 Norma Regulamentadora n°11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais;

2.3.5 Norma Regulamentadora n° 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade;

2.3.6 Norma Regulamentadora n° 12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos;

3 – Ordem de Serviço – NR01- Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO)

4 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

5- Documentação complementar

6  – Check List Final

I – PROPOSTA METODOLÓGICA

O curso será ministrado na modalidade Estudo a Distância, incluindo a concessão de material de apoio para o acompanhamento do curso. A metodologia de ensino utilizada será na forma de aula expositiva com foco no cotidiano do profissional, visando estimular a percepção e a reflexão dos participantes e norteá-los no crescimento profissional.