Curso de Aperfeiçoamento
> PDGL – Programa de Desenvolvimento Gerencial de Líderes
EMENTÁRIO
CURSO – PDGL – Programa de Desenvolvimento Gerencial de Líderes
PROFESSOR (A): Marcelo Augusto Nascimento e Sara Bambirra
CARGA HORÁRIA TOTAL: 36 horas
APRESENTAÇÃO
Partindo do princípio de que a liderança é o principal vetor de desenvolvimento e de sustentabilidade de uma organização, fica evidente a necessidade de formar e desenvolver gerencialmente todo colaborador que exerce ou que pretende exercer um cargo de liderança.
Além de comunicar a todos os colaboradores o estado futuro desejado pela alta direção, cabe ao líder criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores sintam-se motivados para trabalhar no máximo de seu potencial. Além disso, o líder precisa se auto-conhecer, identificar seu estilo de liderança e perceber como esse estilo impacta no comportamento de sua equipe.
Tudo isso para garantir que a rotina esteja focada na obtenção dos resultados almejados, na otimização de recursos e no alinhamento dos processos à estratégia e objetivos da organização.
OBJETIVOS
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Desenvolver habilidades de liderança para gerenciar equipes e melhorar os resultados da organização através do hábito de planejar, delegar e cobrar resultados;
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Formar e desenvolver lideranças para atuar como facilitadores no gerenciamento das equipes e nas relações com terceiros e com o mercado;
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Sensibilizar as lideranças para trabalhar sempre pautadas nos preceitos da Qualidade. Assim, aumentaremos as chances de sucesso no processo de criação e de manutenção do padrão estabelecido;
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Levar as lideranças a identificar seus pontos fortes e fracos, bem como ajudá-las, através de ações do setor do departamento de gestão de pessoas, na elaboração do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.
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Desenvolver uma cultura voltada para o Cliente; baseada nos quatro pilares do BSC – Balanced Scorecard;
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Fortalecer o espírito de equipe.
PÚBLICO PREFERENCIAL
Profissionais que ocupam cargos de liderança ou que tenham a pretensão de ocupar.
METODOLOGIA DE ENSINO
O PDGL será ministrado em quatro meses, através de nove módulos quinzenais com carga horária de quatro horas cada. Serão 4 módulos comportamentais e 4 módulos gerenciais. O nono módulo se destina à apresentação dos projetos para a alta direção da organização e mensuração global dos resultados obtidos pelos participantes no tocante à execução das ações previstas em seus respectivos PDI’s – Programa de Desenvolvimento Individual. Na oportunidade os participantes serão estimulados a trocar experiências a respeito das conquistas obtidas e das dificuldades enfrentadas na obtenção dos resultados planejados no início do treinamento.
A adoção da aprendizagem espaçada permite aos participantes assimilar as teorias, vivenciar a prática e fazer uma análise de suas ações ao final do programa e, posteriormente, com o acompanhamento do setor de gestão de pessoas. Poderão ser utilizados: Slides, apostila, exposições dialogadas, debates, filmes e jogos. As abordagens serão realizadas sempre de maneira dinâmica, com grande interação entre os presentes e o facilitador.
A ferramenta de assessement, Profiler Solides, será utilizada para identificar o perfil dos líderes e auxiliar no desenvolvimento comportamental ao longo do treinamento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – MÓDULOS
Módulo 1 – Quem é o Líder? (Módulo Comportamental)
Professores Sara Bambirra e Marcelo Augusto Nascimento
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Auto-conhecimento
Ferramentas: Roda da Vita, SWOT Pessoal e Missão / Visão / Valores
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Mapeamento de Perfil Comportamental (Assessment)
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Feedback do Assessment - Profiler Solides
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Por quê mudar?
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Elaboração ao PDI inicial
Módulo 2 – Visão Sistêmica Organizacional (Módulo Gerencial)
Professor: Marcelo Augusto Nascimento
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As diferentes visões de mundo
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Conceito e Tipos de Sistemas
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Gestão da Mudança – Mundo VUCA, cenários, tendências, mudança e transição
Módulo 3 – Pilares da Liderança (Módulo Comportamental)
Professora: Sara Bambirra
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O que é ser líder?
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Pilares da Liderança
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Caráter
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Competência
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Relacionamento interpessoal
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Habilidade para mudar
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Foco em resultado
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Estilos de Liderança
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Líder Coach
Módulo 4 – Atendimento como ferramenta de fidelização de Clientes (Módulo Gerencial)
Professor: Marcelo Augusto Nascimento
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Cultura do Cliente
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Definindo atendimento com três palavras
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Necessidade x desejo x expectativas do Cliente
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Identificando os três principais Clientes de um serviço de saúde
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Como encantar nossos Clientes
Módulo 5 – Comunicação (Módulo Comportamental)
Professora: Sara Bambirra
1.Conceito de Comunicação
2. Processo de comunicação
3. Empatia
4. Tipos de Comunicação
5. Comunicação como base de relacionamentos
6. Comunicação verbal e não-verbal
7. Comunicação e construção de confiança
8. Feedback
Módulo 6 – Gestão de Processos (Módulo Gerencial)
Professor: Marcelo Augusto Nascimento
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Conceito e vantagens da gestão por processos
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Gestão de rotinas e de melhorias para gerar valor para os Clientes
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Mapas de processo e as cadeias cliente fornecedor – comunicação sistêmica e indicadores
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Mensuração e análise de indicadores – Gestão à Vista
Módulo 7 – Trabalho em Equipe (Módulo Comportamental)
Professora: Sara Bambirra
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Conceito de equipe
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Tipos de equipes
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Desenvolvimento de equipes
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Equipe de alta performance
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Gerenciamento e Liderança de Equipes
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Planejamento das atividades
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Delegar de forma eficaz
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Gestão de Conflitos
Módulo 8 – Planejamento Estratégico (Módulo Gerencial)
Professor: Marcelo Augusto Nascimento
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A importância do planejamento – noções e ferramentas de planejamento estratégico
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PDCA e BSC – Balanced Scorecard – aplicados ao planejamento
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Projetos estratégicos para fidelização de Clientes alvo em serviços de saúde
Módulo 9 – World Café (Módulo Final)
Professores: Sara Bambirra e Marcelo Augusto Nascimento
Neste módulo, com base nos resultados do Profiler Sólides, realizado no início do treinamento, os participantes farão uma comparação entre o planejado e o executado, compartilhando com os colegas as facilidades e desafios encontrados na execução do PDI – programa de desenvolvimento individual.
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Orientações finais para metas de médio e longo prazos através do PDI;
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Orientações para elaboração de projetos pessoais, destacando o objetivo, a relevância, custos, prazos, resultados esperados, indicadores.
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Sugestão de indicadores de sucesso pessoal.
A técnica do world café é ideal para levar os participantes a refletir sobre as necessidades de melhorias, possíveis obstáculos, desafios, gargalos do dia a dia do desenvolvimento pessoal, bem como destacar a necessidade do senso de urgência no tocante à busca e implementação das possíveis soluções.