Curso de Aperfeiçoamento
> Gestão de Processos
Sensibilizar os participantes quanto à necessidade de associar os processos ao planejamento estratégico, assegurando o devido alinhamento entre alta direção, gerências e pessoal operacional, a fim de garantir resultados que atendam as necessidades/requisitos dos Clientes..
EMENTÁRIO
A – IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA
1 – Unidade e Instituições Responsáveis
Britto Escola Técnica
2 – Curso
Gestão de Processos
3 – Instrutor
Prof. Marcelo Augusto Nascimento
– Executivo com 28 anos de vivência na gestão de organizações, com experiência significativa na reestruturação de processos
– Consultor em gestão, planejamento estratégico, processos e liderança
– Sócio diretor da MA&V Projetos, consultoria e treinamento
– Especialista em Gestão de Negócios – IBMEC, Pedagogia Empresarial – CEPEMG e Administração Hospitalar – Centro Universitário São Camilo
– Professor da Escola Técnica Britto, no curso Técnico em Transações Imobiliárias – TTI
– Professor da UNA, Pitágoras, São Camilo nos MBA’s Auditoria e Gestão da Qualidade Aplicadas a organizações de Saúde e Administração Hospitalar
– Facilitador em cursos, palestras, treinamentos e conferências sobre gestão, atendimento, gestão da mudança, planejamento estratégico
B – CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
1 – Duração
Carga horária 08 horas.
Podendo ser dois períodos de oito horas cada ou ainda, em um período de oito horas e dois de quatro horas cada um.
2 – Modalidade
Presencial.
C – PÚBLICO-ALVO
Lideranças e demais profissionais responsáveis pela gestão, bem como colaboradores que desejam conhecer conceitos e ferramentas utilizadas nos modelos de gestão por processos.
D – NÚMERO DE VAGAS
Vinte e cinco alunos por turma*
*A Escola Técnica Britto reserva-se o direito de iniciar o curso somente quando esse número estiver integralizado.
E – INSCRIÇÕES
1 – Requisitos
Ter no mínimo 18 anos.
2 – Instalações, Equipamentos e Recursos Tecnológicos
O curso será realizado nas dependências da Escola Técnica Britto, em Belo Horizonte/MG, que conta com: salas de aula e itens de audiovisual.
Poderá ser realizado, também, na modalidade in company.
G – OBJETIVOS
1 – Objetivo Geral
Sensibilizar os participantes quanto à necessidade de associar os processos ao planejamento estratégico, assegurando o devido alinhamento entre alta direção, gerências e pessoal operacional, a fim de garantir resultados que atendam as necessidades/requisitos dos Clientes;
2 – Objetivos Específicos
– Apresentar conceitos de gestão, processos, rotinas, qualidade, produtividade;
– Apresentar conceitos básicos de liderança e gestão da mudança, a fim de sensibilizar os participantes quanto à importância do envolvimento de todas as lideranças e pessoal operacional na gestão dos processos;
– Apresentar ferramentas da Qualidade capazes de auxiliar as lideranças na gestão dos processos, bem como na integração dos diversos setores com vistas a estabelecer um padrão de funcionamento – Mapa de Processo, Cadeia Cliente/Fornecedor, Indicadores, PDCA.
H – ESTRUTURA DO PROGRAMA
Apresentar conceitos de gestão, processos, rotinas, qualidade, produtividade;
I – PROPOSTA METODOLÓGICA
Curso ministrado na modalidade presencial, através de exposições dialogadas, estimulando a troca de experiências entre os presentes e o facilitador. Poderão ser utilizados: Exercícios práticos e teóricos, estudos de caso, slides, dinâmica de grupo e exemplos de sucesso de outras organizações.
Durante o treinamento os participantes elaborarão o mapa de processo do setor em que atuam, bem como um pequeno projeto estratégico contendo sugestão de, no mínimo, cinco indicadores.