Curso de Aperfeiçoamento
> Cobrança e Inadimplência
Capacitar o participante para desenvolver parâmetros e estratégias destinados ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial, identificando soluções negociais e jurídicas para os casos de inadimplência.
EMENTÁRIO
A – IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA
1 – Unidade e Instituições Responsáveis
Escola Técnica Britto
2 – Curso
Cobrança e Inadimplência
3 – Autor do Projeto
Alan Gaspar, advogado, palestrante, professor de Direito Imobiliário no Curso Gilberto Britto, membro da Comissão de Incorporação Imobiliária e Loteamentos do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário/IBRADIM, Corretor e Avaliador de Imóveis, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, tem Pós-Graduação em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUCMG, além de ser Pós-Graduando em Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito/EPD. Tem formação como Técnico em Transações Imobiliárias/TTI, formação como Documentalista Imobiliário; em Pericia Imobiliária, atua como advogado especializado e militante em Direito Imobiliário. Empresário do ramo de leilões judiciais e extrajudiciais de imóveis, atuando no mercado imobiliário há 10 anos. Sócio Proprietário do Escritório Moisés e Borges Advogados Associados. Sócio proprietário da MB Comércio e Participações Imobiliárias. Consultor e Parecerista em Direito Civil, Direito Imobiliário e das Relações de Consumo. Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/MG 2016/2018. Autor do E-Book “O Manual da Imobiliária: Guia prático e simplificado de abertura e revitalização de imobiliárias”.
Atua há quase uma década no mercado imobiliário tendo integrado o setor jurídico de construtoras. No final deste mesmo ano inaugurou sua própria imobiliária a qual permanece ativa e frutífera nos dias presentes, desenvolvendo desde 2009 um trabalho de restruturação de empresas, revitalização, padronização dos procedimentos internos com vistas à redução de demandas judiciais e extrajudiciais bem como corte de custos mensais.
Milita assiduamente no contencioso cível, em centenas de demandas tais como: Ações de Imissão e Reintegração de Posse, Ações de Rescisão Contratual, Ações de Usucapião, Ações de Despejo, Ações Locatícias, Ações envolvendo cobrança e/ou devolução de honorários de corretagem, Etc. Isso tudo na defesa de corretores de imóveis, imobiliárias bem como construtoras mineiras.
B – CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
1 – Duração
Carga horária 8 horas.
2 – Modalidade
Presencial.
C – PÚBLICO-ALVO
Analistas de crédito, analistas de recuperação de credito e profissionais interessados em adquirir uma visão global do negócio de crédito.
D – NÚMERO DE VAGAS
50 alunos por turma*
*A Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios reserva-se o direito de iniciar o curso somente quando esse número estiver integralizado.
E – INSCRIÇÕES
Requisitos
Ter no mínimo 18 anos.
F – INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS
O curso será realizado nas dependências físicas da Escola Técnica Britto, em Belo Horizonte (MG), que conta com: salas de aula e itens de audiovisual.
G – OBJETIVOS
1 – Objetivo Geral
A temática do curso em tela traz em si, intrinsecamente, a complexidade e sensibilidade das relações humanas, o que demanda a abordagem, de forma sucinta, de assuntos oriundos de diversas áreas do conhecimento. Não se mostra viável a percepção e o enfrentamento de questões relativas à Cobrança e Inadimplência sem, contudo, buscarmos conceitos de outras áreas tais como a Administração, Economia, Direito, etc. Dentro da área jurídica, será necessário valer-se de conceitos das Relações de Consumo, do Direito Civil, do Direito Empresarial, Responsabilidade Civil do Fornecedor de Serviços e Produtos, além de conceitos correlatos à Conciliação e Mediação Extrajudicial e Judicial de Conflitos. Isso sem prejuízo de efetuarmos brevemente uma análise das jurisprudências relativas ao tema.
Feitos tais apontamentos e considerando a densidade do assunto, a proposta do “Curso Cobrança e Inadimplência” é, sem a pretensão de esgotar o assunto, ofertar ao aluno os conhecimentos essenciais e primordiais bem como disponibilizar aos participantes os fundamentos suficientes e imprescindíveis para a busca da efetividade e alta produtividade na análise e recuperação de crédito e prevenção/redução de inadimplência.
2 – Objetivos Específicos
Capacitar o participante para desenvolver parâmetros e estratégias destinados ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial, identificando soluções negociais e jurídicas para os casos de inadimplência.
H – ESTRUTURA DO PROGRAMA
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Informações cadastrais: O Ponto de Partida
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Conceitos e definições básicas
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Gestão de processos
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As Limitações do Código de Defesa do Consumidor – CDC na cobrança de inadimplentes
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Régua de cobrança
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A Inadimplência do Mercado Atual e os Reflexos da Crise Econômica – O perfil do inadimplente
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“Cobrar” é preciso!
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Técnicas de negociação aplicada à inadimplência: por carta, por telefone, negociação pessoal, fator tempo, fator custo e terceirização
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“Cobrança Indevida” – Conceitos e espécies
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Impacto do processo de crédito e cobrança nos procedimentos do setor de contas a receber: o problema da efetividade
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Gerenciamento de riscos: da prevenção à lucratividade
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Da interatividade setorial: Comunicação entre setores empresariais e terceirizados como meio de prevenir prejuízos e demandas judiciais.
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Da terceirização dos setores de cobrança: Responsabilidades legais do tomador de serviços.
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Protesto e negativação em cadastros de restrição ao crédito.
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Aspectos jurídicos dos títulos e contratos.
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Características operacionais e jurídicas do cheque
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Prazo prescricional
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A composição amigável e arbitragem extrajudicial.
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Cobrança judicial
I – PROPOSTA METODOLÓGICA
O curso será ministrado na modalidade presencial incluindo a concessão de material impresso cumulado com apresentação de vídeos correlatos. A metodologia de ensino utilizada será na forma de aula expositiva com foco no cotidiano do analista de crédito e de recuperação de crédito, sendo realizada ainda uma abordagem sociológica de cases de sucesso bem como uma análise jurídica de experiencias negativas do mercado, visando estimular a percepção e a reflexão dos participantes e norteá-los no crescimento profissional.