Curso de Aperfeiçoamento
> Atendimento Eficaz – O Corpo Fala
Aprender ou aprimorar as técnicas da comunicação Não Verbal, buscando, especialmente, aperfeiçoar os atendimentos a clientes a partir de uma melhor interpretação das reais intenções e necessidade deles, e, com isso, alcançar melhores resultados comerciais.
EMENTÁRIO
A – IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA
1 – Unidade e Instituições Responsáveis
Britto Escola Técnica
2 – Curso
Atendimento Eficaz – O corpo fala
3 – Autor do Projeto
Maria Helena Dias é bacharela em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), jornalista, editora e revisora; pós-graduada em Administração em Marketing com Master Business Administration (MBA) pelo Instituo Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), com vários cursos de especialização e técnicos na área de comunicação e marketing; assessora e consultora de comunicação empresarial, com atendimento a empresas de diversos segmentos em várias capitais do país; empresária, diretora da MHD Comunicação desde o ano 2000; responsável por palestras, workshops, cursos e treinamentos nos mais variados campos da comunicação. Tua com assessoria de imprensa, gerenciamento, planejamento e execução de processos de comunicação há cerca de 30 anos.
Sempre transitou com familiaridade pelas agências de publicidade e principais veículos das mídias de TV, rádio, jornais e revistas. Antes de fundar a sua MHD Comunicação, teve presença destacada em várias agências e veículos de comunicação. Foi revisora, repórter especial e editora Agronegócios, Negócios e Marketing no Jornal Diário do Comércio; repórter e editora na Rádio Alvorada FM, repórter e editora de Agronegócio no Jornal Hoje em Dia e na Revista Força do Campo, repórter, produtora e editora da Revista Minas em Cena. Gerenciou equipes de comunicação e marketing de grandes empresas, entre elas a Belgo Mineira Sistemas (BMS) – Grupo Arcelor Mittal.
A MHD Comunicação, que integra um time de profissionais multidisciplinar – jornalistas, relações públicas, publicitários, webdesigner, designer – foi fundada há quase 20 anos, sendo responsável pelo atendimento a médias e grandes empresas. Entre os clientes que já foram atendidos ou fazem parte do portfólio da MHD Comunicação estão Seguros Unimed (SP); o Plano de Previdência da Ordem dos Advogados do Brasil (OABPrev), com atuação em 10 estados e no Distrito Federal; Tintas Suvinil (Basf – SP); Embrapa Florestas; Copasa-MG; Cemig; Brasil Brokers; Mod Line; Chevrolet Hall; Grupo Super Nosso e Apoio Mineiro; Abrasel Nacional e Abrasel-MG; Choperia Albanos; Restaurante Haus Munchen; Restaurante Chez Bastião; Restaurante Maria das Tranças; Huawen; Bienal do Automóvel; Cineart Multiplex; as 10 empresas do Grupo Meet de Investimentos (incluindo o Porcão BH); Academia Sport Fitness; Tutti Veículos; Arquitetura Oscar Ferreira; Central do Estudante; Instituto CeasaMinas; MG Marketing – Feira Mineira de Móveis, Feira do Bebê, Expocasório; Rio Rancho Mármores e Granitos; Yoggi; Valence Veículos; Avimig, Abap, AMP e Sinapro-MG, entre outros.
Atualmente, Maria Helena Dias faz palestras e ministra cursos, treinamentos, workshos sobre “Comunicação Estratégica – Planejamento Integrado”; “Marketing Pessoal”; Atendimento Eficaz – O corpo fala”; “Integração e Motivação de Equipes”, “Media Training” e “Oratória – Como falar em público”. A consultora faz parte do corpo docente da Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios.
Na lista dos reconhecimentos recebidos pela MHD Comunicação está o Prêmio Top de Marketing 2010, conferido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB – MG) e entregue em solenidade na Cidade Administrativa.
B – CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
1 – Duração
Carga horária 8 horas.
2 – Modalidade
Presencial.
C – PÚBLICO-ALVO
Gestores, engenheiros, consultores, corretores, vendedores, empresários e demais profissionais que queiram entender e interpretar, por meio da comunicação Não Verbal, as mensagens do diverso público com os quais se relaciona.
D – NÚMERO DE VAGAS
Vinte e cinco alunos por turma*
*A Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios reserva-se o direito de iniciar o curso somente quando esse número estiver integralizado.
E – INSCRIÇÕES
Requisitos
Ter no mínimo 18 anos.
F – INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS
O curso será realizado nas dependências físicas da Escola Técnica Britto, em Belo Horizonte (MG), que conta com salas de aula e itens de audiovisual.
G – OBJETIVOS
1 – Objetivo Geral
Aprender ou aprimorar as técnicas da comunicação Não Verbal, buscando, especialmente, aperfeiçoar os atendimentos a clientes a partir de uma melhor interpretação das reais intenções e necessidade deles, e, com isso, alcançar melhores resultados comerciais.
2 – Objetivos Específicos
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Capacitar os alunos para o entendimento e interpretação dos sinais da comunicação Não Verbal;
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Desenvolver novas competências que potencializem as vendas;
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Proporcionar conhecimento técnico, teórico e prático para a melhoria das relações interpessoais, em geral.
H – ESTRUTURA DO PROGRAMA
UNIDADE I
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Conceito
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A importância da comunicação Não Verbal no dia a dia e no processo de vendas;
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Perfil comportamental e seus canais sensoriais: dominante ou influente?
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“Categoria de Amigos” – Aspectos fundamentais;
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Entenda o modelo do outro.
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UNIDADE Il
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Marketing Pessoal
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Postura, imagem e conduta. Sua marca;
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Armadilhas – “frases gestuais”;
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Rapport – Saiba encantar pessoas.
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UNIDADE lll
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Briefing
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Você tem certeza que conhece o seu cliente?
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Proxêmica – respeite o espaço do outro;
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Marcas das emoções – os traços que dizem quem você é.
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UNIDADE VI
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Atividade
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Vamos conhecer você;
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Praticando o que aprendemos.
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I – PROPOSTA METODOLÓGICA
O curso será ministrado na modalidade presencial, tendo como referencial teórico-metodológico, o método sócio intencional para permitir o intercâmbio entre os vários campos do saber. A metodologia de ensino utilizada será de aulas expositivas, serão realizadas ainda, abordagem de casos, estudos comparados e análise de experiências exitosas, visando estimular a reflexão e o espírito crítico-analítico dos participantes.