> Documentação Imobiliária

Capacitar profissionais da área, objetivando-lhes oferecer uma melhor compreensão e entendimento técnico sobre documentos que são utilizados em seu “dia a dia”. Informar de maneira clara e objetiva, ajudando-os a interpretar as certidões e os serviços básicos que o cartório de registro de imóveis pode oferecer, com grande ênfase às certidões que são cruciais para a formalização dos negócios imobiliários.

A – IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA

1 – Unidade e Instituições Responsáveis

2 – Curso

Documentação Imobiliária

3 – Autor do Projeto

Prof. Hélio Mury Filho, solteiro, natural de Conceição do Rio Verde, sul das Minas Gerais, e possui certificação, formação e atuação nas seguintes áreas:

• “JUIZ DE PAZ” TITULAR da cidade e comarca de Conceição do Rio Verde – MG;

• Bacharel em direito pela Faculdade Unincor-Três Corações-MG;

• Advogado devidamente inscrito no quadro da OAB – MG(advogado) OAB nº 167.830;

• Pós-Graduando em Direito Registral e Notarial pela Rede de Ensino LFG | Luiz Flávio Gomes;

• Pós-Graduando em Direito Imobiliário pela Rede de Ensino DAMÁSIO.

• Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo IUB-SP;

• Corretor de Imóveis, CRECI nº MGF nº 29.598;

• Perito Avaliador de Imóveis, com registro do CNAI 18.896;

• Perito Judicial Ambiental, com formação pela GLOBO VERDE, devidamente inscrito;

• Certificado como “TRABALHADOR FLORESTAL POLIVALENTE/RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DE NASCENTES pelo SENAR/MG;

• Certificado pelo curso de AGRICULTURA DE PRECISÃO E UTILIZAÇÃO DE GPS pelo SENAR/MG;

• Certificado pelo curso de GERENCIAMENTO E OBTENÇÃO PARA CREDITO pelo SENAC/MG;

• Certificado  pelo curso de Incorporação Imobiliária.

• Correspondente bancário do BANCO DO BRASIL s/a – MaisBB;

• Gestor e fundador da empresa de Documentação, Assessoria e Soluções em Imóveis pela HM Soluções em Imóveis, cidade de Conceição do Rio Verde – MG;

• APROVADO nos concursos de Ingresso na atividade de serviços de registro e notas de Minas Gerais, concurso  edital 01/2011 e 01/2014(concurso para assumir cartório em Minas Gerais).

Possui vasta experiência na atividade notarial e de registro(cartório e suas serventias) haja vista que atuou por 12 anos como registrador substituto no cartório de registro de imóveis da cidade de Conceição do Rio Verde – MG.

Verificando a deficiência na área de SOLUÇÕES para assuntos documentais e de registro, preferiu deixar a serventia de registros públicos para lançar no mercado uma empresa voltada para assessoramento aos que se viam “abandonados” na solução de seus problemas documentais. Com este intuito, garantiu grande parcela no mercado não apenas de sua cidade mas em toda região sudeste, com diligencias personalizadas através de uma equipe interdisciplinar com profissionais do mais alto nível. Enfim, criou-se uma empresa que apenas existira enquanto os problemas persistirem, sempre com ênfase em soluções documentais em imóveis.

Presta assessoria jurídico-pratica à Cartórios de Registro de Imóveis, Tabelionato de Notas e Registro Civil de cidades circunvizinhas de sua região, atuando ora como advogado, ora como consultor na atividade prática.

B – CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

1 – Duração

Carga horária: 8 horas.

2 – Modalidade

C – PÚBLICO-ALVO

Avaliadores de imóveis, corretores, técnicos, incorporadores pessoas que trabalham ou que desejam trabalhar no ramo imobiliário, profissionais de gestão de pessoas, profissionais comprometidos com a gestão imobiliária e demais  profissionais que sintam necessidade de reciclagem, funcionários e auxiliares de cartório, empresários, diretores.

D – NÚMERO DE VAGAS

Vinte e cinco alunos por turma*

*A Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios reserva-se o direito de confirmar a realização  do curso somente quando esse número estiver integralizado.

E – INSCRIÇÕES

1 – Requisitos

F – INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS

O curso vai ser realizado nas dependências da Escola Técnica Britto, em Belo Horizonte/MG, que conta com: salas de aula e itens de audiovisual.

G – OBJETIVOS

1 – Objetivo Geral

2 – Objetivos Específicos

1. Explanar e informar sobre os serviços de registro público, em especial o de registro de imóveis.

2. Apresentar as certidões necessárias á segurança juridica.

3. Possibilitar ao aluno um entendimento claro e objetivo sobre as certidões que podem e dever ser solicitadas para cada caso especifico e qual o objetivo que cada uma traz ao solicitante.

4. Apresentar a segurança jurídica gerada pelo serviço de registro junto ao profissional.

H – ESTRUTURA DO PROGRAMA

• INTRODUÇÃO AO CURSO DE DOCUMENTAÇÃO IMOBILIÁRIA.

• NOÇÕES GERAIS SOBRE BENS IMÓVEIS.

• QUE SÃO ÔNUS REAIS, ÔNUS SIMPLES E RESTRIÇÃO.

• QUAIS SÃO AS CERTIDÕES EMITIDAS PELO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS.

• DEMAIS CERTIDÕES A SEREM SOLICITADAS

• TRABALHO PRATICO SOBRE ANALISE DE CERTIDÃO E EXERCÍCIOS.

• EXERCÍCIO – ESTUDO DE CASO.

ENCERRAMENTO

I – PROPOSTA METODOLÓGICA

O curso será ministrado na modalidade presencial. A metodologia de ensino utilizada será de aulas expositivas, com abordagem de caso e exemplos práticos. Será aplicado exposição de caso-problema para posterior solução.